Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Última Modificação: 15/02/2016 10:54:04 | Visualizada 503 vezes
Ouvir matéria
Programa São João Sorridente entrega mais de 200 próteses dentárias
Da Assessoria
Dando atenção aos projetos disponíveis no Ministério da Saúde, a prefeitura de São João do Ivaí, através da secretaria municipal de Saúde, lançou o programa São João Sorridente, visando promover a saúde bucal e devolver o sorriso para as pessoas que mais precisam. O programa oferece consultas odontológicas e próteses dentárias gratuitas.
“É mais um programa lançado pela administração que vem somar as inúmeras melhorias promovidas na saúde”, disse a vice-prefeita Carla Suzi Emerenciano. A oferta de próteses foi anunciada em novembro do ano passado, quando foi formalizado o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD).
Mais de 200 são-joanenses foram cadastrados e beneficiados nesta primeira etapa do programa, sendo investido aproximadamente R$ 30.000,00 em próteses total, parcial removível e/ou coronária/intrarradiculares.
Na última segunda-feira (18), no Centro Social, foi entregue a primeira remessa de 101 próteses. A entrega contou com a presença da vice-prefeita Carla, dos odontologistas Almir Santana e Domingos Maronese, dos representantes do laboratório protético credenciado e da técnica em saúde bucal, Mara Santos.
A prótese gratuita, segundo Marinalva Souza da Silva, de 55 anos, veio para mudar sua qualidade de vida e sorriso. Ela contou que usava a mesma prótese há 30 anos. “Acho muito importante esse trabalho que a administração vem desenvolvendo para todos do município. Jamais teria condições de trocar minhas próteses pagando”.
Jair Graciano, de 55 anos, nunca usou prótese inferior e agora teve a chance de colocar. “Usava uma dentadura na parte de cima há 20 anos e não tinha condições de fazer o par, agora vou poder mastigar e sorrir sem medo”, comemorou.
Nesta sexta-feira, dia 22, no Centro Social, será realizada a entrega de mais 100 próteses. A secretaria de Saúde orienta que os interessados no programa devem procurar a unidade de saúde para agendar uma avaliação odontológica. O programa vai continuar esse ano, prevendo entregue de próteses a cada dois meses.