Terça-feira, 29 de maio de 2018
Última Modificação: 11/06/2018 20:58:33 | Visualizada 1495 vezes
Ouvir matéria
O Departamento Municipal de Meio Ambiente de São João do Ivaí, com o apoio da prefeitura e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), promoverá de 04 a 10 de junho, a 1ª Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema São João do Ivaí Mais Verde – “Preservar o Meio Ambiente é uma questão de mudança de atitude”.
A abertura da semana, que ocorrerá na próxima segunda-feira (04), às 09h00, na quadra da Praça da Bíblia, contará com várias apresentações preparadas pelas escolas municipais. Segundo a diretora do departamento de Meio Ambiente e coordenadora do projeto, Priscila Emerenciano, o intuito é envolver toda a população para um trabalho amplo de educação ambiental.
“É uma iniciativa inédita em nosso município, e temos o intuito de transformá-la em tradição. Precisamos trabalhar a conscientização nas pessoas, visto que muitos não fazem sua parte, principalmente no que diz respeito a separação correta do lixo orgânico e reciclável, o que tem gerado prejuízos ao meio ambiente, às famílias que trabalham no aterro e ao município como um todo”, destaca a diretora.
A programação segue na terça-feira (05) com a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, haverá ponto de coleta na Praça da Bíblia, das 09h às 15h, para recolhimento de óleo de cozinha. Na quarta-feira (06), no mesmo local e horário, serão recolhidos os resíduos eletrônicos. Na quinta-feira (07), a população é convidada a colaborar com o Arrastão Comunitário, que visa recolher entulhos e materiais recicláveis.
Na sexta-feira (08), o departamento de Meio Ambiente estará distribuindo mudas para arborização urbana e no domingo (10), será realizada a 1ª Caminhada Ecológica, percorrendo uma trilha dentro de uma mata nativa localizada a cerca de três quilômetros da cidade. “Será um momento de contato com a natureza e sensibilização de que temos que preservar o pouco que ainda resta”, assinala Priscila.
Durante o mês de junho, também será realizado a capacitação da equipe técnica, de agentes comunitários de saúde, professores e alunos da rede municipal. As capacitações sobre educação ambiental serão ministradas pelo colaborador do projeto, Dr. Sandro Martins de Oliveira. Ele explica que a Semana Municipal de Meio Ambiente será um ponto de partida para que a população seja instruída e passe a tomar novas atitudes.
“Queremos despertar em todos à consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. As capacitações são importantes para que sejam formados multiplicadores da mensagem, fazendo com que o processo de mudança aconteça além da semana específica, que é a semana do meio ambiente”, afirma Oliveira.
Vale destacar que os distritos também foram inseridos na programação. Na terça-feira (05), das 09h às 11h30, na Praça da Igreja, no Distrito de Luar, a equipe estará recolhendo óleo de cozinha e resíduos eletrônicos. No mesmo dia também haverá coleta desses resíduos no distrito de Santa Luzia da Alvorada, das 14h às 16h30, na Praça da Igreja. A coleta no distrito de Ubaúna acontecerá na quarta-feira (06), das 09h às 11h30, na Praça da Igreja.
O encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente será no dia 29 de junho, com um dia dedicado a recreação e interação com o meio ambiente. Também haverá solenidade para premiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais, sendo reconhecidos: a melhor redação, melhor frase e melhor desenho.
Fonte: DA ASSESSORIA