Quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Última Modificação: 12/11/2018 23:29:31 | Visualizada 489 vezes
Ouvir matéria
A campanha Outubro Rosa, realizada para estimular a participação da população no controle dos cânceres de mama e do colo uterino, foi encerrada ontem (31), em São João do Ivaí, com um café oferecido pela secretaria municipal de Saúde. A sede da secretaria foi enfeitada com materiais da campanha e todas as mulheres foram convidadas para degustar o café especial.
Uma barraca foi montada em frente ao prédio da secretaria, na Praça da Bíblia, para que os profissionais de saúde pudessem atender a população com teste rápido de diabetes e aferição de pressão. A barraca ficou lotada durante a manhã, mas teve que ser desmontada devido às fortes chuvas. Os atendimentos aconteceram no período da tarde dentro da secretaria.
A secretária de Saúde, Adriana Ceron de Almeida, destaca que às ações foram intensificadas durante o mês de outubro, em atendimento aos objetivos da campanha. “O Outubro Rosa é uma campanha que repercuti, e tem efeito positivo na conscientização da mulher, para que elas se cuidem mais. Trabalhamos o ano inteiro com prevenção e esse mês vem para coroar todas as nossas ações”, disse.
Segundo a vice-prefeita, Carla Emerenciano, a atual gestão mudou o foco da política de saúde pública no município, passando a investir mais em prevenção. “Antes era investido muito na parte curativa, ou seja, quando a pessoa já está doente e precisa de tratamento. Nós passamos a investir mais em exames, em prevenção, o que garante um diagnóstico mais rápido para as pessoas, aumentando assim as chances de cura”, assinala.
Conforme dados da secretaria municipal de Saúde, cerca de 60 exames de mamografia são ofertados mensalmente sem nenhum custo para a população. “A saúde da mulher, como de toda população, é promovida durante todo o ano. Veja que mais de 700 mamografias são ofertadas anualmente, sem custo para as mulheres. Isso demonstra que a saúde da mulher é levada a sério”, conclui Carla Emerenciano.
Outra campanha nacional organizada pelo Ministério da Saúde é o Novembro Azul, voltado à saúde do homem. A secretária Adriana de Almeida ressalta que não haverá uma programação especial durante esse mês, visto que a secretaria já promoveu ações durante o Agosto Azul, campanha que é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e que tem os mesmos objetivos.
“Nossa equipe vai reforçar a mensagem de conscientização, pois os homens cuidam menos da saúde. Também faremos um café aqui na secretaria, no final do mês, para marcar o encerramento do Novembro Azul. Agradecemos a população que tem participado das campanhas. Percebemos que as pessoas estão ficando mais interessadas em se cuidar. Agradecemos também toda a equipe de saúde pela dedicação”, afirma a secretária de Saúde.
Fonte: DA ASSESSORIA