Segunda-feira, 08 de maio de 2017
Última Modificação: 18/05/2017 11:49:49 | Visualizada 1410 vezes
Ouvir matéria
Na próxima sexta-feira (12), vence o prazo para pagamento do IPTU 2017. O prazo se encerrou no mês de abril, mas foi prorrogada, devido a baixa procura para quitação. O prefeito Fábio Hidek Miura destaca que o IPTU é o imposto que fica integralmente no município e os recursos são determinantes para o desenvolvimento da cidade.
"Muitas obras foram feitas nos últimos anos com o investimento dos recursos captados com IPTU. É o principal imposto municipal e determinante para que o município continue se desenvolvendo, por isso do nosso apelo para que a população pague, cumprindo com o papel de cidadão", disse o prefeito.
Mas para quem não tem hábito de pagar o IPTU, a partir desse ano será obrigado a ficar em dia com o município. O diretor do departamento de Tributação, Carlos Silva, enfatiza que a prefeitura de São João do Ivaí terá que cumprir recomendação do Tribunal de Contas do Estado, a qual estabelece obrigatoriedade de execução das dívidas ativas.
"Desde que existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, as prefeituras são obrigadas a cobrar a dívida ativa, porém, agora, o Tribunal de Contas, que fiscaliza as prestações das contas públicas, pede maior efetividade na cobrança, podendo o prefeito ser até cassado, caso não cumpra com esta determinação", destaca o diretor.
Ele enfatiza que até dia 12 vence o prazo para pagamento do IPTU 2017, mas que as pessoas que estão com débitos anteriores, podem procurar o setor de tributação para negociar. "O prefeito tem que cumprir a lei, mas o município oferece condições de negociação. É importante que os devedores nos procurem, evitando assim a execução fiscal ou o encaminhamento do CPF ao SPC e Serasa".
Fonte: Da Assessoria